Servidor VPS – O que é? | Vantagens e Desvantagens

0
1550

 

Tudo o que você precisa saber sobre um Servidor VPS

 

Como funciona um Servidor VPS

Todos já conhecemos as características e diferenças entre um servidor dedicado e um servidor compartilhado. Sabemos que quando o tráfego de informações como emails, visitas e vários acessos é muito grande, é necessário trabalhar com um servidor dedicado, para que não tenha problemas com eficiência de hospedagem para os seus clientes.
 
No entanto, é possível que o seu servidor dedicado funcione com a mesma consistência e facilidades que um compartilhado, através do chamado Servidor Virtual Privado (VPS).
 
O servidor VPS consiste na divisão de um servidor hardware (físico), fazendo com que essa divisão possa ser utilizada por um número de usuários que terão o seu próprio servidor dedicado.
 
Esta divisão é realizada de forma virtual: o usuário compra somente um servidor e o VPS possui a função de repartir a todos os seus dependentes, e estas divisões serão as que utilizarão seus dependentes que estejam conectados em um computador.
 
Com um VPS o usuário não precisa de comprar um único servidor para cada máquina ou uma hospedagem compartilhada, ele possui a vantagem de poder trabalhar de forma privada em todos os computadores nele conectados.
 
Isso se tornou uma grande vantagem para que não deseje escolher um servidor compartilhado, pela sua grande diferença de competência em relação ao dedicado, mas que pode estar usufruindo de características similares, pois o VPS funciona de forma a dividir o hardware (o servidor dedicado físico que está utilizando) em vários servidores virtuais, possibilitando que todos os usuários tenham as vantagens de um servidor próprio.

SERVIDOR VPS
 

Vantagens e desvantagens de trabalhar com o Servidor VPS

A principal vantagem de ter um servidor VPS está na relação custo-benefício, uma vez que o VPS se diferencia de forma sistemática de um servidor compartilhado devido ao conforto de ter o seu próprio servidor em um ambiente compartilhado.
 
Em comparação à segurança oferecida pelo VPS, um dos quesitos mais solicitados pelos usuários, é muito mais eficiente que numa hospedagem compartilhada, pois nesta os dados ficam a livre acesso para todos os usuários, e no servidor privado somente você terá acesso às suas informações.
 
A grande diferença do VPS em relação ao servidor compartilhado, é que neste não seria possível realizar instalações de aplicações, softwares e outros programas, pois somente o data Center teria este acesso. Já com o VPS, esta liberdade está garantida.
 
É possível escolher entre uma grande faixa de preços para um VPS, você somente escolhe aquele que atende suas necessidades ao contrário da hospedagem compartilhada, onde os valores são únicos, porém as vantagens e desvantagens são as mesmas.
 
Esta última questão configura-se como uma desvantagem para a utilização do VPS, uma vez que, os planos que são oferecidos pelas empresas que o comercializam variam constantemente, e é preciso prestar atenção para que não acabe escolhendo um servidor privado com o objetivo de compartilhar as hospedagens, que por sua vez, devido ao baixo custo acaba instalando um servidor VPS muito limitado.
 

Conclusões sobre o Servidor VPS

O servidor VPS possui uma desvantagem que certamente não limita às de escolher um servidor compartilhado, tendo em vista que poderá deixar de gastar muito dinheiro com o servidor dedicado, mas possuirá os mesmos benefícios deste e para um número bem maior de usuários, fazendo com que seja possível aumentar a eficiência dos seus sites sem ter um elevado custo.
 
Outra questão que deve ser tomada em conta é o tamanho dos sites que deseja compartilhar, pois muitas vezes quando este exige uma demanda alta de acessos e de atividade, o VPS pode acabar sendo limitado, sendo necessário adquirir unicamente o servidor dedicado.
 
Portanto, se acha que um servidor VPS atende suas necessidades, não hesite em consultar os preços em diferentes sites de hospedagem.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA