Servidor Dedicado | Custo, Vantagens e como Funciona

0
1492

 

Será uma boa solução adquirir um servidor dedicado?

O mundo tornou-se dependente da tecnologia, prova disso é a quantidade de empresas que informatizaram seus sistemas de trabalhos, justamente para agilizar o processamento de informações que, antigamente, poderia demorar o dobro do tempo ou mais, isso sem mencionar a velocidade de pesquisa e etc.
 
E essas melhorias tem impulsionado muitas empresas a investirem cada vez mais em seus sistemas, para isso, servidores cada vez mais potentes e melhores tem surgido para atender a grande demanda e necessidade de uma maior segurança para seus dados, mas, segurança não é o bastante, é necessário também a velocidade, característica fundamental da informática e é neste momento que surgem os servidores dedicados.
 

O que é um servidor dedicado?

Um servidor dedicado nada mais é que um computador que serve para sua empresa como servidor, porém, essa máquina não se encontra em sua empresa, mas sim no provedor contratado. Esse servidor é exclusivo da empresa para armazenar dados ou até mesmo para gerenciar o conteúdo digital ou contas de email, ou seja, qualquer rotina que esteja relacionada com a internet.
 

O que é necessário para adquirir esse serviço?

A compra de um servidor dedicado pode ser realizada por qualquer empresa ou, por utilizadores individuais, independentemente do porte da empresa. Não existem restrições, porém, vale ressaltar que cada empresa prestadora desse tipo de serviço, contam com suas próprias políticas de funcionamento.
 

Para que serve?

Um servidor dedicado não serve apenas para trazer mais segurança para a empresa ou para os utilizadores individuais que contratam tais serviços, mas também para agilizar o processamento de dados, podendo transformar esse tipo de serviço em grandes soluções.
 

Comparação com vários tipos de servidores

Existem diversos tipos de serviços sendo oferecidos por diversas empresas de hospedagem, para saber qual seria a melhor opção para atender sua empresa, domínio e necessidades, nada melhor do que conhecer um pouco de cada um, algo que ajudará na hora de decidir qual tipo de serviço optar.

  • Servidores dedicados: os servidores dedicados nada mais são que máquinas de alta performance dedicadas unicamente para os fins necessários de sua empresa. Devido a sua configuração de hardware, é indicada para as empresas que necessitam altas requisições.
  • Computação em nuvem: este tipo de serviço conta com um recurso o fracionamento de diversos storages e servidores, por exemplo, se por ventura a máquina na qual se encontra seus dados cair ou der algum problema, seus dados não deixarão de ser acessados justamente pelo facto dos seus dados percorrerem livremente entre as demais máquinas. Vale ressaltar que os dados não trafegam aleatoriamente.
  • VPS: é um sistema que fraciona um servidor físico para um cliente, mas, nesta opção não existem garantias de processamento, ou seja, caso o hardware tenhaproblemas e os dados do cliente dependerem desse equipamento, consequentemente, os dados falharão também.
  • Virtuozzo: este método faz parte da modalidade do VPS, mas, com algumas diferenças bem distintas, como por exemplo, o fato de não contar com uma carga isolada da imagem do Sistema Operacional. Por ser um OS Container o software cria diversas sessões de um sistema operacional para consumir menos memória host.
  • Servidor Compartilhado: como o próprio nome já diz, é um servidor compartilhado, ou seja, uma única máquina para diversas empresas. O custo do hardware acaba sendo mais em conta por ser dividido entre os usuários, entretanto, em servidores compartilhados cada usuário conta com uma determinada cota de memória, um espaço determinado e processamento. Em outras palavras podemos afirmar que, em termos de custo é um baixo investimento, mas no principal, que é o retorno, optar por essa modalidade pode gerar transtornos devido a limitação do serviço contratado.

 
Servidor Dedicado | Custo, Vantagens e como Funciona
 

Como funciona um servidor dedicado?

O funcionamento de um servidor dedicado é bem simples. De forma simplificada,é uma máquina de alto desempenho dedicada para a empresa contratante. Geralmente tais serviços são contratados por empresas que utilizam a internet para realizar seus negócios ou que necessitem uma estabilidade de envio/recebimento de dados seguro.
 
Para as empresas que comercializam pela internet, ficar fora do ar durante uma hora já pode acarretar um prejuízo relevante. Por isso, tais empresas optam por um servidor dedicado, além de mais seguro, conta ainda com plantões de técnicos para evitar que o site fique fora do ar por quaisquer motivos.
 

Vantagens

  • Segurança: uma das maiores vantagens de um servidor dedicado sem dúvida alguma. Ao contratar este tipo de serviço, a empresa tem exclusividade do servidor em questão, tendo desta maneira maior segurança no trato de seus arquivos, sem correr o risco de, outro administrador implantar programas ou qualquer outra ação que coloque em risco a conexão daquela máquina com a rede. Contratar um servidor dedicado é a certeza de ter seu conteúdo sempre disponível e sem correr riscos de alguma ação de algum terceiro que não tenha nenhuma relação com sua empresa.
  • Acessibilidade: Servidores dedicados contam com mais qualidade de conexão se comparados aos servidores compartilhados, algo óbvio caso levemos em conta que, em um servidor compartilhado, outras empresas estarão acessando o conteúdo no mesmo instante, podendo gerar instabilidade.
  • Flexibilidade: nos servidores dedicados fica mais simples para a empresa inserir plugins ou ferramentas que agilizem e melhorem o tipo de navegação desejada, algo que não se pode obter em uma hospedagem compartilhada, já que, uma mesma máquina serve para outras empresas onde cada uma tem seus próprios critérios e necessidades.
  • Hospedagem: com um servidor dedicado a conexão de navegação é exclusiva, ou seja, não haverá outras empresas disputando aquela conexão, como acontece com servidores compartilhados. Lembrando que, quanto mais empresas estiverem compartilhando um mesmo servidor, menor é a taxa de conexão e processamento, algo que não acontece com os servidores dedicados por serem exclusivos do contratante.

 

Desvantagens

  • Custos: o custo de um servidor dedicado pode surpreender, no entanto, vale levar em consideração as vantagens desse tipo de serviço.
  • Conhecimento: servidores dedicados exigem um grau de conhecimento técnico muito maior, algo que as empresas que oferecem esse tipo de serviço já esperam de seus clientes. Portanto, antes de contratar esse tipo de serviço, tenha ao seu lado um profissional experiente para garantir não somente o funcionamento como também, a acessibilidade e facilidades implementadas para uma melhor navegação.
  • Escalabilidade: ao contratar um servidor dedicado a empresa contrata uma determinada capacidade, caso a empresa ultrapasse a capacidade contratada, outro servidor terá que ser adquirido, gerando mais custos. Algo que não acontece com a hospedagem em nuvem.
  • Propriedade: outro ponto importante que vale ressaltar é o fato de, ao contratar um servidor dedicado, você não compra, mas sim aluga um equipamento que, geralmente não está dentro de suas instalações, ou seja, se formos analisar, os dados não lhe pertencem, de certa maneira é claro. Por isso é extremamente importante que a política da empresa que fornece o serviço seja discutida e levada em consideração.

 

Conclusão

Como leram acima, um servidor dedicado tem suas vantagens e desvantagens, no entanto, vale ressaltar que tudo depende da necessidade da empresa e da importância da agilidade de envio e recebimento de dados, algo que pode ser determinante para o possível cliente que visita a página. É preciso levar em consideração que a maioria das pessoas que realizam compras pela internet buscam por agilidade e segurança, algo que pode ser alcançado com um servidor dedicado apenas aos seus próprios negócios.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA