Principais vantagens da CDN

0
1208

 

O que é a CDN

Todas as vezes que acessamos algum site uma parte do seu conteúdo é baixado em seu computador temporariamente. E sabe porquê? Para facilitar a navegação pelo site. Os desenvolvedores hospedam a página acessada em diversos lugares, quando o usuário acessa, uma parte das informações é gravada numa parte de seu computador e desta maneira, tudo acaba funcionando perfeitamente.
 
Entretanto, o conteúdo armazenado não está necessariamente em um ponto fixo, hoje em dia, existe um sistema de dados que operam para regionalizar as informações contidas nas páginas. Com esse compartilhamento de uma mesma informação em lugares diferentes, é possível facilitar o acesso as páginas de qualquer computador do planeta. E essa repartição de dados é conhecida como CDN.
 
A CDN é a sigla de Content Delivery Network. Este é um serviço muito utilizado e necessário para empresas de grande porte que precisam ter agilidade na navegação e garantia de entrega do seus produtos em diversas regiões do mundo.
 

Servidor mais próximo

Imagine se todo conteúdo que temos disponível na internet atual fosse compartilhado de apenas um lugar. Vamos pegar como exemplo, o Facebook e o Google, sites que trabalham com milhares de usuários conectados em um mesmo momento, sabe o que isso poderia resultar? Em um congestionamento de dados apocalíptico, isso sem mencionar o facto da queda do servidor e uma sobrecarga total.
 
É para evitar esses problemas que existe as CDNs, que descentraliza as informações e as distribui para diversas unidades espalhadas pelo mundo. E é exatamente por essa ferramenta que navegar em sites com milhares de acessos é possível sem quaisquer transtorno, os usuários não são centralizados em apenas um servidor, mas sim direcionados para servidores mais próximos.
 
Ou seja, ao acessar um site o usuário é redirecionado para servidores de sua região, seja no Reino Unido, Estados Unidos ou Brasil são automaticamente direcionados para servidores mais próximos das suas regiões, apesar da informação viajar em alta velocidade, centralizar toda procura em um país ou lugar, apenas reduziria a resposta ao acesso.
 

Maior resposta e melhor conexão

As CDNs são muito eficazes e ainda reduzem o tempo na transferência de dados, obtendo um resultado melhor de aproveitamento de acesso com a internet. À exceção, das variações de acessos de cada região, que não influencia em nada na resposta do site, justamente pela procura de uma fonte mais próxima de dados mais próxima, ou seja, sabemos que as conexões via fibra óptica são mais rápidas que as bandas largas atuais, no entanto, com as CDNs a diferença de envio de dados, independentemente do tipo de conexão é imperceptível.
 
Esse fato é possível devido o processo de distribuição, ou seja, o conteúdo original é armazenado em diversos servidores distribuídos pelo mundo conforme a necessidade, desta maneira a CDN tem como minimizar a rota de envio de dados selecionando a mais próxima do usuário, reduzindo desta maneira o tempo das transferências de dados.
 
Para se ter uma ideia da necessidade das CDNs para a internet basta trazer à tona alguns sites que possuem uma quantidade enorme de usuários, Facebook ou Twitter ou outros que possuem um maior número de dados como o YouTube por exemplo, já parou para imaginar a quantidade de usuários assistindo vídeos nesta rede? Sem um sistema de compartilhamento de dados acessar esses sites seria praticamente impossível.
 
O que é CDN - Content Delivery Network
 

Menor custo e tempo

O sucesso das CDNs se dão não somente devido a agilidade de transferência das informações entre a fonte de dados e a máquina do usuário, mas também pelo facto de serem soluções mais acessíveis comparadas a uma estrutura capaz de suportar a quantidade de usuários, principalmente se os usuários de determinado site estiverem espalhados em regiões como: Europa, Estados Unidos e etc.
 
Outra saída diferente da CDN seria montar um servidor capaz de manter uma quantidade exorbitante de acessos, porém, uma saída assim, além de acarretar em um custo muito alto na montagem do servidor, a empresa teria que montar outros para formar uma teia de informações e espalhar pelas regiões para manter o acesso ao site. Agora, pare por um segundo e pense no valor de todo esse planejamento, instalação e manutenção de algo assim… Completamente inviável, não?
 
E é neste ponto que mencionamos a Akamai, uma das maiores prestadoras de serviço do mundo em CDN. Com clientes como: Twitter, Facebook, Yahoo! e Microsoft. O valor dos serviços da empresa comparados com um sistema desenvolvido para manter um desses sites em funcionamento é praticamente irrisório, isso sem mencionar que o cliente não precisará se preocupar com a estabilidade e velocidade do site.
 

A possibilidade de uma centralização de serviços

Como dito algumas linhas acima, a Akamai é uma das maiores prestadoras de serviço no quesito CDN, com diversos terminais espalhados pelo planeta. Segundo pesquisa realizada pelo site Baboo, a Akamai chega a ter 6 Tb por segundo de envio de informações em dias comuns, um número que representa 30% de tráfego pela rede.
 
Em seu quadro de clientes, além dos já citados acima, existem outros nomes de peso no mercado e, por ser uma das maiores empresas a oferecer tal serviço, devido ao monopólio de serviços, levanta alguns questionamentos em termos de conteúdo e envio de dados, isso sem mencionar o quesito segurança, estabilidade e privacidade. Algo que, provavelmente já é um ponto de atenção da empresa, já que, é responsável por boa parte dos dados de grandes empresas, no entanto, vale lembrar que sempre há possibilidades de correr riscos.
 

Possibilidades

Em 2011 um dos DNS da empresa teve problemas e acabou gerando uma lentidão em algumas páginas mais visitadas do mundo: Twitter, Facebook e entre outras. E devido aos resultados gerados por essa falha, alguns especialistas cogitaram a possibilidade de a Akamai sair do ar, certamente a internet cairia com ela.
 
Uma única empresa ser responsável por uma fatia tão grande da maior rede de computadores do mundo, isso sem mencionar da necessidade que se tornou para todos os usuários espalhados no mundo, viver sobre a dependência de uma única fonte de navegação e distribuição CDN pode ser um risco e algo que contradiz a atual era da informática em que vivemos.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA