Vantagens e desvantagens de uma Nuvem Pública

0
2129

Vantagens e desvantagens de uma Nuvem Pública

A tecnologia está sempre em constante e acelerado processo de aprimoramento, algo que se faz necessário devido a quantidade de usuários que o cyberspace acumula dia após dia. Hoje em dia, é possível encontrar empresas e usuários que se perguntam como poderiam ser suas vidas sem as facilidades da internet. Algo que, para muitos, é simplesmente inimaginável.

A internet se desenvolveu e cresceu rapidamente, mostrando que não veio apenas para ficar, mas sim para revolucionar formas de comunicação, de trabalho e até mesmo, comerciais. Uma ótima ferramenta que, por mais utilizada que é, a cada momento é descoberto uma novidade para melhorar ainda mais a experiência online.

Um dos termos mais ouvidos atualmente devido aos avanços da internet é o cloud ou nuvem.
 

O que é uma nuvem

A nuvem é uma espécie de servidor que permite o processamento online de diversos tipos de informações, permitindo que computadores e outros dispositivos com acesso à internet interajam de uma maneira mais eficaz e completa. Servindo também para armazenar arquivos, como também utilizar o espaço para processar determinados aplicativos, um bom exemplo são os e-mails que acabam armazenados na nuvem, podendo ser conferidos através do computador ou de um smartphone.
 

O que é uma nuvem pública

As nuvens são serviços que as grandes empresas de internet oferecem aos seus clientes ou usuários, dependendo do tamanho do porte da empresa, pode optar por uma nuvem privada ou pública. Empresas de pequeno porte ou até mesmo outras entidades preferem a utilização de uma nuvem pública justamente por caber dentro de suas necessidades, ou seja, um espaço para alguns aplicativos, compartilhamento de arquivos ou colaboração.

No entanto, vale lembrar que, devido a segurança de uma nuvem pública, as empresas que optaram por uma solução como esta, preferem utilizá-la em controles que não sejam tão complexos ou que exijam um grau elevado de segurança ou de informações não confidenciais. Mas, as nuvens públicas também são utilizadas para infraestrutura de armazenamento de informações, para desenvolver aplicativos e para servidores.
 

Sobre seu funcionamento

Muitos fornecedores de serviços de infraestrutura, principalmente ISVs, outras plataformas e terceirizadores de infraestrutura utilizam a nuvem como extensão do seu trabalho, através dos recursos de TI oferecidos e gerenciados pelos fornecedores de serviços, para distribuir e agrupar seus clientes e suas necessidades através da internet via rede. Outra forma de nuvem é a comunitária que é uma nuvem para diversas empresas que pode ser acessada por diversos usuários ou por um interesse comum.

Essas facilidades são oferecidas aos clientes mediante catálogo online com autoatendimento e ainda conta com configurações predefinidas. Esses serviços são monitorados e ainda é cobrado um determinado valor que pode ser por assinatura ou até mesmo por consumo.
 

Os pontos fortes da nuvem pública

A infraestrutura e os serviços necessários são simples; geralmente os usuários da nuvem pública pagam apenas por aquilo que consomem, mesmo sendo um recurso utilizado em algumas nuvens privadas; também é possível converter em despesas operacionais o capital gasto e ainda não tem a necessidade de administrar fisicamente a infraestrutura.
 

Os pontos fracos da nuvem pública

Os pontos fracos da nuvem pública é justamente os pontos fortes já que, para algumas empresas tal ferramenta não inspira confiança no quesito de segurança de seus arquivos e processamento, justamente pelo facto de tais tratos ficarem fora do controle da empresa, ou seja, justamente por tais serviços ficarem em outros países, o compartilhamento com diversas empresas podem gerar incerteza sobre os profissionais de TI.

Portanto, podemos dizer que a nuvem pública pode ser uma ótima alternativa para empresas de qualquer segmento e porte que querem ter os benefícios da tecnologia nuvem sem ter que investir em uma grande infraestrutura particular de TI, ou seja, são empresas que querem uma solução acessível para enriquecer ainda mais o seu negócio.

O que pode gerar um impedimento na adesão, são as formas de pagamento ou empresas que precisam estar em dia com os padrões rigorosos, com contratos ou com requisições regulamentais. Mas para isso, ainda existe um outro tipo de nuvem que pode ser uma ótima saída: a nuvem híbrida.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA