Nuvem Híbrida | Para que serve e os seus benefícios

0
1149

Nuvem Híbrida - Para que serve e os seus benefícios

Você já parou para pensar como seria nossa vida hoje sem a internet e seus avanços? Provavelmente não. A internet nasceu para melhorar os meios de comunicações, porém, com o tempo transformou-se em uma ferramenta simplesmente essencial para nosso dia-a-dia. E, vale lembrar que a internet não se limitou ao uso pessoal, com os avanços tecnológicos, empresas de grande, médio e pequeno porte foram prendendo os seus negócios ao cyberspace.
 
E, como podemos presenciar, para a tecnologia não existem fronteiras, e a cada ano que passa, surgem novos melhoramentos de modo a aperfeiçoar cada vez mais o uso da internet. Uma dessas ferramentas é a tecnologia em nuvem, mais conhecida mundialmente como clouds (termo inglês).
 

Definição de nuvem

A cloudcomputing (nome original) é um tipo de tecnologia que nos permite acessar programas, guardar documentos sem a necessidade de salvá-los em nosso disco rígido, permitindo assim, o acesso ao seu conteúdo em qualquer parte do mundo, desde que, estejamos conectados à rede e tenhamos o nosso espaço na nuvem.
 
Algumas grandes empresas que trabalham diretamente com a internet, já são conhecedoras há muito tempo deste tipo de tecnologia, como o caso da Amazon e o Google, isso sem mencionar o acesso remoto de e-mails, eles também ocupam espaço da nuvem que é acessado através de nosso navegador.
 
Existem três tipos de nuvens: privada, pública e híbrida. Neste artigo falaremos um pouco mais a respeito da nuvem híbrida, das suas funcionalidades, vantagens e desvantagens.
 

Nuvem Híbrida

Como o próprio nome diz, a nuvem híbrida é a junção das tecnologias utilizadas nas nuvens privadas e públicas, onde é permitido aos profissionais das empresas de TI fazer a intermediação de serviços oferecidos aos seus clientes ou a sua empresa.
 
Essa tecnologia em nuvem concede o acesso a uma grande variedade de recursos de TI que podem variar entre horas ou até mesmo minutos, desta maneira tornando-se possível medir o consumo de recursos ou dados. Vale ressaltar que as nuvens híbridas é o exemplo mais econômico e flexível neste quesito de tecnologia. E é exatamente por essas razões que algumas entidades e empresas de TI corporativas estão explorando cada vez mais as nuvens híbridas, justamente para alcançar um nível de agilidade, simplicidade, custo e ainda promover melhorias de SLAs, controle e visibilidade.
 
A nuvem híbrida também é uma ótima opção para empresas de TI que costumam trabalhar com outras empresas externas do mesmo segmento. Este tipo de rotina permite, além de projetos mais organizados, garante a agilidade, beneficiando-se assim das novas oportunidades e capacidades de resposta e receita do mercado.
 

Sobre o seu funcionamento

Conta com uma infraestrutura virtual onde é instalado uma classe de autoatendimento do portal, unindo-se a automatização para uma maior agilidade de entrega de serviços ou aplicativos, podem até ter origem em nuvens privadas ou públicas mas são todos oferecidos a partir de um único portal de autoatendimento.
 
Outro ponto positivo no portal de autoatendimento é a transparência nas transações financeiras e o gerenciamento das operações realizadas para garantir um ambiente gerenciado em níveis específicos de serviços definidos pelos profissionais de TI, neste caso, as empresas sabem onde estão investindo seu dinheiro e quanto estão pagando pelos serviços.
 
Os serviços mais comuns em computação de nuvem, são os seguintes:

  • PaaS: Utiliza a plataforma como serviço;
  • Saas: software como serviço;
  • IaaS: Infraestrutura como serviço.

 

Benefícios da nuvem híbrida

  • Menor custo: os custos de instalação, energia e infraestrutura acabam se caracterizando pelo “você paga aquilo que usar”.
  • Produtividade: devido à automatização através do portal de autoatendimento, os profissionais de TI conseguem uma melhor produção.
  • Redução de recursos perdidos: os profissionais de TI por intermédio de processos transparentes conseguem a medição de preços e suas definições, permitindo assim que os profissionais identifiquem quais custos podem ser reduzidos.
  • Agilidade: soluções do pessoal de TI podem ser inseridas sob demanda e ser devolvidos com recursos ao pool com facilidade.
  • Melhor locação: é possível alocar recursos adicionais rapidamente para atender solicitações de negócios conforme o crescimento ou declínio.
  • Maior proteção e segurança das informações ativas.
  • Utilização de toda capacidade de investimento em TI.
  • Maior intermediação de serviços a partir de nuvens públicas sem a necessidade de cria-los conforme as diretrizes dos modelos estabelecidos pela nuvem privada.
  • Visibilidade de compras realizadas pelas linhas de operações de Ti corporativa.

 
Como pode verificar, as nuvens híbridas abrem um leque de possibilidades em termos de soluções no campo da informática e ainda proporciona aos técnicos de TI uma melhor liberdade de desenvolvimento e trabalho, podendo ainda, contar com a possibilidade de redução de custos e melhoramento de processamento de informações.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA