Como Funciona a Hospedagem de Sites em Nuvem

0
1025

 

Como funciona a Hospedagem em Nuvem

Muitos de nós já utilizamos alguma vez um tipo de hospedagem na forma de armazenamento. Para isso existem hardwares externos, que podem ser conectados ao computador para aumentar a sua memória e poder armazenar uma quantidade de dados maior.
 
Nos casos de hospedagem de sites, ocorre da mesma coisa: o investimento em HDs externos com “toneladas de Terabytes” bem como servidores dedicados e compartilhados são constantemente utilizados, sem comprometer na maioria dos casos o desempenho do seu site.
 
Agora podemos imaginar tudo isso, a mesma forma de armazenamento de arquivos e sites, porém sem essa parte externa conectada ao seu computador. É dessa forma que funciona a hospedagem em nuvem, onde em vez de utilizar o meio físico para esta armazenagem, utiliza-se o meio online: a internet.
 
Com isso, a hospedagem em nuvem é uma forma de compartilhamento e armazenamento de dados na internet, onde esta disponibiliza um espaço no seu gigantesco mundo de informações, este espaço é a chamada “nuvem”, pois você sabe que está ali, mas não pode tocá-la e a mesma não tem forma. Claro que este armazenamento é feito em um local ou link restrito, para que ninguém que esteja navegando na internet tenha acesso aos seus dados.
 

Benefícios da hospedagem em nuvem

Primeiro, uma das melhores vantagens de hospedagem em nuvem é destinada a aqueles que estão iniciando na plataforma de negócios online. Pois no momento de escolher uma hospedagem física, você precisará logo no início comprar um hardware de grande potência, o qual custará caro, mas custaria ainda mais se você comprasse primeiro um pequeno e depois quisesse usar um maior, pois o menor seria deixado de lado.
 
Já utilizando a nuvem para este exemplo, ela possui como mencionado, um beneficio grande para os iniciantes: pois ela pode oferecer inicialmente um espaço menor, dependendo das suas necessidades, e posteriormente ir aumentando este espaço, comprando por pequenas parcelas para crescer de forma gradual. Isso somente é possível com a hospedagem em nuvem.
 
Hospedagem em Nuvem
 
Esta vantagem também se adapta dependendo de como o seu site está sendo pesquisado. Por exemplo: se em um determinado período, o seu site está tendo um elevado acesso de usuários, a qualidade do mesmo irá diminuir, tornando-o mais lento. Com a hospedagem em nuvem, a mesma se encarrega de aumentar a sua capacidade para superar estes momentos, fazendo com que seu site não perca a sua qualidade, voltando ao normal nos momentos de queda de tráfego.
 
Este é um dos privilégios da hospedagem em nuvem, onde você paga quando ocorrer estas situações, mas o preço não se compara com o processamento qualificado que a nuvem proporciona nos momentos de demanda alta.
 
Uma das outras tantas vantagens que a hospedagem em nuvem proporciona é o fator “investimento”, pois a mesma disponibiliza praticamente os mesmos benefícios de um servidor dedicado, porém um valor mais acessível, que como colocado anteriormente poderá sofrer variações quando as suas necessidades aumentarem.
 

Desvantagem na utilização da hospedagem em nuvem

A hospedagem em nuvem oferece inúmeros benefícios, mas existe aquela dúvida em relação ao tópico segurança de dados, uma vez que como colocado no inicio do post, não sabemos onde estes dados estão sendo colocados, não podemos ver a nuvem nem tocá-la, o risco de não ter acesso em algum momento aos arquivos da nuvem é um medo que muitos encaram.
 
Este fator de insegurança acontece devido à existência de inúmeros hackers que podem estar acessando os dados de clientes e os seus arquivos na nuvem. Por mais complexos e cheios de senhas e frases de segurança que as empresas de hospedagem em nuvem fornecem, ainda são constantes o número de acessos que se têm a arquivos alheios.
 
O importante para poder evitar esta insegurança, é colocar a criptografia nos documentos armazenados e nas informações sobre compradores e vendedores do site. Desta forma, a informação ficará somente limitada ao “fornecedor e cliente” mesmo que sejam acessados por estes hackers.
 

Hospedagem em Nuvem Paga vs. Nuvem Gratuita

O grande número de empresas de hospedagem em nuvem são na maioria dos casos conhecidos por todos. Temos o exemplo do Dropbox, OneDrive, GoogleDrive, etc. que oferecem seus serviços de forma gratuita e são muito bons.
 
Isso serve para iniciar o seu site ou armazenar uma quantidade de dados limitada na sua hospedagem em nuvem. Mas caso as suas necessidades aumentem, ou o seu site precise de um processamento de dados melhor, é preciso migrar para um plano de hospedagem pago, que podem ser das mesmas empresas citadas anteriormente.
 
A única diferença de pagando ou não, e a quantidade de gigabytes que os serviços oferecem. Tomemos como exemplo o Dropbox: o mesmo oferece até 2 gigabytes gratuitos, e se quiser aumentar o espaço, é necessário pagar um valor mensal com taxas incluídas, que equivalem a US$ 9.99 por 1 TB, ou US$ 12 por espaço ilimitado, podendo variar o preço.
 
Visto que a hospedagem em nuvem oferece uma grande quantidade de benefícios, com valores relativamente baixos, muitas são as pessoas e empresas que estão utilizando os seus serviços, e a tendência para o futuro é que sejam abolidas as hospedagens físicas, melhorando a segurança da nuvem e utilizando somente esta para fins comerciais.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA