Colocation Data Center | O que é e como funciona?

0
1803

Colocation ou Co-location data center

Os avanços tecnológicos além de novas máquinas e novos sistemas, acabam trazendo também novos termos e ferramentas para serem usadas separadamente ou em conjunto com outras. Um desses termos, nos últimos anos, tem ganhado uma força e um significado interessante no mundo digital, o colocation ou co-location.
 

O que é Colocation

O Colocation é nada mais do que um aluguel de um espaço físico com acesso à internet para sua estação ou servidor, ou seja, você aluga um espaço dentro de uma infraestrutura para seu computador se conectar à rede de computadores, é um tipo de serviço procurado por pessoas que querem servidores a um custo acessível e ainda contam com hospedagem de sites. Resumindo, o cliente aluga um determinado espaço em um data center e ali o seu equipamento será alimentado pela corrente elétrica, internet e etc.
 

Quais as vantagens do Colocation

A vantagem para a empresa que opta por esse tipo de serviço é o controlo total sobre o seu próprio servidor. Você pode comprar o seu servidor, configurá-lo da maneira que atenda as suas necessidades e logo em seguida enviá-lo para o espaço no data center alugado, porém, caso prefira não ter o trabalho de comprar um servidor e configurá-lo, algumas empresas oferecem a venda de servidores.
 

Qual a diferença entre servidores dedicados e co-located

Geralmente os servidores dedicados são responsabilidade da empresa que aluga a máquina para o cliente, são eles os responsáveis pelo bom funcionamento do equipamento, da alimentação e também de alguma necessidade de reparo. Já no co-located o servidor é montado e configurado conforme a sua necessidade e logo em seguida enviado para a empresa onde a máquina será hospedada.
 
Nos serviços de colocation existem algumas taxas que são repassadas para o cliente, afinal de contas, o servidor estará alocado em uma infraestrutura devidamente apropriada para o funcionamento constante da sua máquina.

  • Espaço para aluguel: você não paga apenas pelo espaço alugado, mas também por todo sistema que alimenta o seu servidor, ou seja, você pagará um determinado valor pela energia, pela manutenção da rede e também, a possibilidade de reparos em seu servidor caso houver necessidade.
  • Custo de conexão de internet: a taxa de internet neste tipo de serviço não é cobrado pela quantidade de gigabits como outras empresas costumam cobrar. No colocation esse serviço é cobrado mediante uma média de banda larga utilizada, praticamente você paga somente o link de acesso à internet em seu servidor.

Digamos que você é um profissional iniciante na administração de sistemas e por isso, não sabe exatamente o que deve levar em consideração antes de contratar esse tipo de serviço. Abaixo listamos alguns pontos que devem ser observados e levados em questão para a contratação de um data center.

  • Antes de contratar este tipo de serviço é necessário conhecer as instalações onde seu servidor irá ficar;
  • Importante observar a infraestrutura da empresa, se os seus dados serão devidamente protegidos e questionar se o data center possui cuidados para fatores externos;
  • Questione se a empresa conta com suporte técnico caso aconteça algum problema com a rede ou até mesmo com o seu servidor;
  • Esteja ciente da política de segurança do data center tanto no quesito físico quanto virtual, afinal de contas, ninguém quer uma pessoa não autorizada ou preparada com acesso as nossas informações;
  • A disponibilidade de serviço é outro ponto importante, portanto, questione o data center a respeito dos serviços de colocation;
  • Informe-se a respeito das possibilidades de IPs que a empresa disponibiliza para compra, quais as faixas adquiridas e quais regiões os IPs estão disponibilizados.

 
Esperamos que as informações acima descritas lhe auxiliem para a contratação de um data center que corresponda suas expectativas e que lhe garanta toda tranquilidade no funcionamento do seu equipamento. Vale ressaltar que, atualmente, este tipo de serviço tem se tornado cada vez mais comum entre as empresas de grande ou médio porte.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA