Benefícios do CloudFlare | O que é e como funciona?

0
1767

O que é CloudFlare e como funciona
Todos nós sabemos que os avanços tecnológicos além de facilitar a vida das pessoas de certa maneira, as tornaram também mais ávidas a receber informações. Um efeito colateral causado pela velocidade de informação que temos ao nosso alcance. Se pararmos para refletir por alguns instantes, perceberemos que a internet tornou o mundo menor não somente em termos geográficos, como também, comerciais.
 
Há alguns anos atrás, quando a internet estava apenas começando a tornar-se parte da vida dos seres humanos, a maioria das pessoas sentiam-se inseguras em realizar transações comerciais devido aos possíveis transtornos que poderia ocorrer, algo que, com o tempo, foi se atualizando e se tornando um dos meios mais seguros de compra/venda. Atualmente, a maioria das pessoas que possuem acesso à internet, compram produtos através dela.
 
Mas, apesar de todas essas vantagens, alguns usuários, provavelmente compradores de seus produtos expostos em seu site, não possuem muita paciência na espera de carregamentos de páginas. Por isso, muitas empresas tem investido para agilizar ainda mais o envio e recebimento de informações, para que os usuários procurem os produtos com mais facilidade e agilidade. E é sobre esse tipo de serviço que iremos falar nas próximas linhas: Cloudflare.
 

Você sabe o que é CloudFlare

O CloudFlare é um tipo de serviço mais conhecido como CDN que tem como finalidade copiar o cache de sua página e logo em seguida, distribuir suas informações para outros servidores espalhados ao redor do mundo. Desta maneira, quando o usuário acessar a sua página, ele não estará buscando no servidor que você hospedou, mas sim em um outro mais próximo do internauta, reduzindo dessa maneira a espera pelo carregamento da página.
 
Outro ponto muito interessante neste serviço é o fato de estar sempre online, ou seja, sabe quando acontece aqueles momentos em que o site acaba saindo do ar? Pois é, com os serviços do CloudFlare isso não acontecerá mais, justamente por não depender de uma única fonte de alimentação de informação. Se por ventura um dos servidores cair, o sistema automaticamente procura outra fonte de informação.
 

Como funciona o CloudFlare

O Cloudflare funciona como se fosse um proxy reverso que necessita das alterações no DNS para que siga com sua programação. Para isso, cópias de entrada de A, CNAME e MX são criadas para que sua página funcione em alta velocidade quando acessada a partir dos servidores CDN. E, os resultados são percebidos logo nos primeiros acessos, uma velocidade de carregamento de 30% a 60% mais rápido.
 

Outros pontos fortes do CloudFlare

Outro ponto importante que vale destacar nesse tipo de ferramenta é a proteção que oferece para os sites, ou seja, além de um carregamento mais rápido, ainda conta com um sistema de proteção de spammers e hackers. Isso sem mencionar que é uma ótima ferramenta contra exploits, redes zumbis ( botnet), ataques de negação de serviço, entre outros. Tudo isso para manter seu site sempre no ar e sempre oferecendo o seu conteúdo aos seus visitantes.
 
Para ter toda essa proteção e segurança para o seu site, basta solicitar que o CloudFlare seja ativado em todos os seus domínios, porém, não esqueça que, a ativação é feita individualmente.
 

As vantagens do CloudFlare

E caso ainda tenha dúvidas a respeito da funcionalidade dessa ferramenta, abaixo listamos alguns bons motivos para utilizá-lo.

  • Segurança e velocidade no envio de informações por um preço acessível a qualquer mortal: gratuitamente.
  • Desempenho: Os servidores do Cloudflare estão localizados no mundo inteiro, ou seja, assim que o usuário acessar a sua página, automaticamente ele terá acesso ao proxy mais próximo com o seu conteúdo.
  • Mais proteção: Os dados utilizados pelo Cloudflare são do Projeto Honey e de outras fontes que trabalham contra possíveis ameaças, desta maneira identificam mais facilmente ataques online evitando que cheguem ao seu site.
  • Anti-Spam: O Cloudflare também reduz o número de comentários spam em seu site, devido a dados e recursos terceirizados.
  • Cuidado com os visitantes: Além de toda segurança aos seus dados, o sistema ainda avisa os visitantes caso aconteça alguma ameaça ao computador, e ainda sugere medidas para limpar a máquina de malware ou vírus. Para ter acesso, o visitante só precisa digitar um CAPTCHA e seguir as medidas necessárias.
  • Sempre On: Uma das grandes vantagens do cloudflare é: seu site sempre estará no ar. Se por ventura um dos servidores caírem, sempre haverá outro para redirecionar o visitante para uma outra fonte.
  • Menor utilização do CPU: devido aos fatos dos pedidos serem feitos pelo proxy, o uso da CPU em sua conta será reduzido.

 

As desvantagens do CloudFlare

Mas, sabemos que nada pode ser tão perfeito assim, afinal de contas, tudo que é criado pode ser modificado e melhorado. E abaixo listamos algumas desvantagens do cloudflare.

  • Demora na atualização: Ajustes em postagens do WordPress, seja no layout ou nova postagem, pode demorar um certo tempo para que os servidores identifiquem as mudanças.
  • Autenticação: Outra desvantagem é o fato da solicitação através de uma outra janela que exigirá que o usuário se identifique para que o sistema o reconheça sua legitimidade. Outro problema é que, mesmo com a legitimidade do usuário, alguns navegadores podem se comportar de maneira suspeita e ser reconhecido como ameaça.
  • Outra desvantagem está relacionado aos usuários de alguns países sul americanos já que, os servidores que utilizam o cloudflare geralmente estão no exterior, pode haver uma queda de velocidade e agilidade mas isso pode passar despercebido.

 
E agora, para encerrar, tudo que você precisa é se inscrever no CloudFlare e transformar o seu site em um local com mais agilidade e informação para que os seus visitantes usufruam do seu conteúdo sem os velhos problemas de carregamento, sem as surpresas de usuários mal intencionados e com a certeza que, independente de problemas com o seu servidor, a sua página ficará sempre acessível a todos.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA