Armazenamento em Nuvem | Vantagens e Desvantagens

0
2947

 

Tudo que precisa saber sobre Armazenamento em Nuvem

 
Salvar os arquivos do seu computador para seu disco rígido, pen drive ou qualquer outro dispositivo, pode se tornar coisa do passado daqui há alguns anos. Isso acontece graças a nova tecnologia de armazenamento em nuvem, mais conhecida como cloud computing que já é utilizado por grandes empresas como: Amazon e Google.

Esse tipo de armazenamento lhe permite hospedar seus arquivos em serviços disponíveis na internet ao invés de salvar somente no seu computador pessoal. Você pode facilmente salvar seus arquivos no computador e fazer uma cópia deles na nuvem para medidas de segurança. Atualmente já existem diversos tipos de serviços remotos que proporcionam tal experiência ao usuário, como: Amazon Cloud Drive, Google Drive e Dropbox.

Armazenamento em Nuvem - Vantagens e Desvantagens Os arquivos salvos na nuvem podem ser acessados em qualquer parte do mundo, por você ou por qualquer outra pessoa que tenha acesso aos seus dados de login. Se preferir, pode também compartilhar os seus arquivos pelo link enviado a quem deseja mostrar o arquivo. Para ter um espaço reservado de armazenamento em nuvem, basta entrar em contato com um servidor que oferece tais serviços e contratar um pacote de acesso conforme a sua necessidade ou da sua empresa.
 

Quais as vantagens do armazenamento em nuvem:

  • Diversas empresas oferecem esse tipo de serviço com planos acessíveis e flexíveis conforme a sua necessidade e ainda conta com a possibilidade de mudar de plano caso sinta a necessidade de aumentar o espaço de armazenamento.
  • O valor dos serviços de armazenamento em nuvem é muito inferior ao valor da estrutura necessária para manter um armazenamento próprio, isso sem contar com os custos de manutenção e mão de obra profissional.
  • Com os arquivos na nuvem, você terá total acesso em qualquer parte do mundo, bastando apenas acessar sua conta via internet e pronto, seus arquivos estarão todos ao seu dispor. Algumas empresas, para facilitar o acesso de seus clientes ao espaço vendido, criaram aplicativos que podem ser acessados via tablets ou smartphones.
  • Para armazenar ou acessar seus arquivos na nuvem não é necessário nenhum software específico, tudo que precisa é de acesso à internet, e os seus dados de login.
  • O armazenamento em nuvem também traz segurança ao salvar seus arquivos, ou seja, você não correrá o risco de perder os dados salvos em um pendrive, HD ou qualquer outra forma de armazenamento físico, no caso de avaria no equipamento.

 

Quais as desvantagens do armazenamento em nuvem:

  • Para acessar seus arquivos onde quer que esteja será necessário ter acesso à internet, caso contrário, não existe possibilidade de acessar o espaço adquirido. Se a sua conexão de internet cair ou indicar lentidão, a navegação pela nuvem também sofrerá as consequências do problema. Uma dica para solucionar esse problema e se precaver de qualquer surpresa, nada melhor do que manter o backup sempre atualizado.
  • Ao confiarmos em um serviço de armazenamento em nuvem, acabamos nos sentindo de alguma maneira dependentes e vulneráveis, no entanto, para evitar esse tipo de receio os dados arquivados na nuvem são criptografados.
  • É comum o usuário que opta pelo armazenamento na nuvem sentir-se inseguro com os dados alocados em um determinado espaço contratado na internet, afinal de contas, invasões e violações de privacidade podem ocorrer, mas, segundo o seminário organizado pelo Google sobre o armazenamento em nuvem, o grupo afirmou que isso é praticamente impossível e que conta com um quadro de quinhentos funcionários para essa função.
  • O gasto mensal com o armazenamento em nuvem é outro ponto importante a ser destacado, será um gasto a mais para a empresa durante o mês, porém, com o surgimento de novas empresas oferecendo o mesmo serviço e com a mesma qualidade, os custos cairão tornando o armazenamento em nuvem uma ótima solução.

 

Como falado acima, o armazenamento em nuvem é uma ótima opção para quem precisa ter acesso aos seus arquivos remotamente. Voltando à questão segurança, a maior vilã desse tipo de serviço, grandes empresas como: Amazon, Microsoft e Google trabalham constantemente para melhorar ainda mais a segurança dos dados dos seus clientes.
 
E, caso tenha ficado interessado no armazenamento de arquivos em nuvem, antes de contratar os serviços de alguma empresa especializada, é importante certificar-se se o ambiente que oferecem realmente é seguro.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA